A Madeira Laminada Colada

A Madeira Laminada Colada, ou MLC,  combina técnicas de laminação e colagem. As peças são concebidas a partir de tábuas, dispostas com as fibras paralelas entre si, unidas com cola sintética resistente à umidade. O método faz uso de pequenos pedaços de madeira para constituir blocos de grandes dimensões, superando as limitações de tamanho e padrão da madeira maciça. Pré-fabricada, a MLC se destaca como um material resistente e com alta capacidade de  carga, apresentando mais firmeza em relação à umidade, com menos risco de empenamento e torção. De baixo peso próprio, a MLC permite o uso eficiente da matéria prima e a combinação com outros materiais como madeira+aço, madeira+concreto, cada solução para diferentes objetivos.

Diferenças e vantagens da MLC

Com a MLC é possível criar peças de grandes dimensões, com menos ligações e capazes de cobrir longos vãos livres. O material permite curvaturas acentuadas, sem defeitos típicos na madeira maciça, como rachaduras. Também é importante salientar a alta capacidade de carga da MLC, se destacando pelo seu poder de sustentação e baixo peso próprio, facilitando a montagem, desmontagem e transporte das peças.

A fabricação da MLC consome menos energia do que a de materiais como aço, vidro e cimento. Além disso, por ser pré-fabricada, evita desperdícios e favorece a montagem, diminuindo prazos e custos na construção e também exige pouca manutenção.

A MLC é resistente a substâncias químicas e agressivas, estabilidade dimensional, além de possuir baixa condutibilidade térmica e ausência de dilatação. Em casos de construções que apresentam risco de incêndio, a MLC oferece mais segurança. Esse benefício ocorre por se tratar de um material cuja camada superficial queima rapidamente, enquanto a velocidade de propagação do fogo diminui consideravelmente conforme atinge o interior da peça, prolongando a sustentação da estrutura.

Versatilidade

A Madeira Laminada Colada está disponível em variantes retas, curvas e torneadas. Isso permite uma flexibilidade quase ilimitada nos projetos e na hora de construir, mesmo usando peças de grandes dimensões. Essa técnica é indicada para arcos, portais, cúpulas, colunas redondas e qualquer situação onde haja a necessidade aplicar formatos curvos.

O uso da MLC também chama a atenção em blocos com desenhos complexos e estruturas de cobertura com treliças, além de passarelas, escadas, pontes, esquadrias e construções que exigem a sustentação de grandes vãos sem apoio intermediário.

Na Pisossul desenvolvemos soluções para atender aos requisitos da arquitetura moderna, para a construção em Madeira Laminada Colada. O know-how da Pisossul, conquistado em mais de 20 anos de trabalho, permite oferecer a solução ideal para todas as necessidades e de todos os tipos de edificações, desde a mais simples até o mais complexo projeto arquitetônico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *