Uma homenagem a Jaime Lerner, arquiteto responsável pela revitalização da Orla do Rio Guaíba, em Porto Alegre

Em 1941, Porto Alegre passou por uma inundação que durou mais de 20 dias. Esse acontecimento despertou nas autoridades locais a ideia da implantação de um sistema de proteção contra cheias, que consistia em construir diques na região portuária.

A primeira construção não foi pensada em termos urbanísticos, fator que acabou por prejudicar o acesso à orla do rio. Essa dificuldade de acesso despertou em Jaime Lerner o interesse de participar da revitalização de toda a região portuária e da realização da obra no trecho inicial do Parque Urbano da Orla do Rio Guaíba, batizado de Orla Moacyr Scliar.

Jaime teve participação fundamental na reforma, sua equipe foi contratada em 2012 pela prefeitura da capital gaúcha, para desenvolver alguns projetos que consistiam no planejamento no conceito do parque e também no paisagismo.

O plano do arquiteto Lerner era implementar uma imagem coesa ao parque, favorecendo a apreciação do visual da água e deixando o ambiente mais iluminado.

O arquiteto, que já foi três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Estado do Paraná, costumava justificar as curvaturas do seu projeto como referências aos morros da paisagem distante, que é possível ser vista a partir da Orla do Guaíba.

Infelizmente, Jaime Lerner faleceu no dia 27 de maio de 2021, devido a uma doença renal crônica.

A Pisossul Engenharia, que também participou da construção da estrutura em madeira da Orla, presta aqui sua homenagem a este profissional que, sem dúvidas, merece todo o mérito por revitalizar por completo este parque no Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *